top of page
Buscar
  • Foto do escritorProseg Seguros

Pix: Bancos Não Estão Obrigados a Oferecer Seguros


Ao longo dos últimos anos, houve uma revolução nos serviços financeiros no Brasil. O Seguro Pix foi lançado com o intuito de trazer modernidade ao mercado financeiro.


Mas o que mudou com a chegada do novo serviço? Neste artigo, vamos explorar como o Seguro Pix alterou o mercado financeiro brasileiro, principalmente na questão de bancos não mais serem obrigados. Vamos descobrir como ele funciona, seus benefícios e como isso pode beneficiar as pessoas.



Seguro Pix: segurança nos pagamentos bancários


O Seguro Pix é uma das novidades mais recentes no mundo dos pagamentos bancários. É um sistema de segurança que garante a proteção de seus dados financeiros e a privacidade dos usuários. O Seguro Pix tem diversas funcionalidades, incluindo o bloqueio automático de transações suspeitas, a verificação da identidade do usuário e a possibilidade de receber alerta de transações suspeitas.


Característica

Detalhe

Seguro Pix

Não é obrigatório

Bancos que oferecem

Bradesco, BTG Pactual, C6 Bank, Itaú, Santander e Sicoob

Cobertura

Transações feitas com celular roubado, sequestro relâmpago, coação, perda, furto, roubo, fraudes, etc.

Valor do prêmio máximo

Variável de acordo com o tipo de conta, cliente e cobertura escolhida

Bloqueio de recursos

Máximo de 72h quando houver suspeita de fraude

Dicas de segurança

Utilize o procedimento de bloqueio da tela de início do celular, não salvar senhas, etc.

Com o Seguro Pix, você pode se sentir seguro ao realizar seus pagamentos bancários.


Seguros para transações digitais


O serviço de seguro Pix, oferecido por alguns bancos, tem como objetivo proteger o usuário em casos de transações feitas com o celular roubado ou perdido. Atualmente, somente seis bancos oferecem seguros para transações digitais: Bradesco, BTG Pactual, C6 Bank, Itaú, Santander e Sicoob.


Quais bancos oferecem seguros para transações digitais?


O Bradesco Seguro Proteção Digital cobre Pix em caso de perda, furto ou roubo do smartphone, ou tablet, mas somente as transferências efetuadas pelo app. O Santander cobre roubo de bens comprados via Pix, mas somente pelo prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria.


O Seguro C6 Conta contempla transações realizadas com cartão. O Nubank anunciou uma proteção contra fraudes via Pix, mas o produto ainda está em fase de testes.


Quais são os custos e benefícios?


Os valores cobrados e prêmio máximo variam conforme o tipo de conta, cliente e cobertura escolhida. Além disso, os bancos avaliam que os seguros de transações digitais podem ser úteis para se proteger em casos de sequestro relâmpago. Ter o produto contratado pode reduzir o prejuízo caso aconteça algum sinistro com coação e ameaça de violência física.


Como me prevenir contra fraudes?


O Banco Central fornece medidas importantes para que seus usuários possam se prevenir contra fraudes. Recomenda-se que bloqueie a tela de início do celular, não use o recurso de ‘salvar senha’ em navegadores e sites, não anote senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais no celular e não repita a senha para acesso a outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet.


Além disso, é importante realizar a autogestão dos limites PIX, reduzindo os valores de acordo com o seu perfil de movimentação.


O que é Seguro Pix?


O Seguro Pix é um serviço oferecido por alguns bancos para proteger o usuário em casos de transações feitas com o celular roubado ou perdido. A contratação não é obrigatória, mas pode ser útil para se prevenir contra fraudes e sinistros. Atualmente, somente seis bancos oferecem seguros para transações digitais: Bradesco, BTG Pactual, C6 Bank, Itaú, Santander e Sicoob.


Quais são os custos e benefícios?


Os valores cobrados e prêmio máximo variam conforme o tipo de conta, cliente e cobertura escolhida. Além disso, os bancos avaliam que os seguros de transações digitais podem ser úteis para se proteger em casos de sequestro relâmpago. Ter o produto contratado pode reduzir o prejuízo caso aconteça algum sinistro com coação e ameaça de violência física.


Como me prevenir contra fraudes?


O Banco Central recomenda que os usuários se previnam contra fraudes adotando alguns procedimentos como o bloqueio da tela de início do celular, não usar o recurso de “salvar senha” em navegadores e sites e não anotar senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais.


Além disso, o usuário deve evitar utilizar a mesma senha para acesso ao banco para uso em outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet e realizar a autogestão dos limites Pix pelo aplicativo, ajustando os valores de acordo com seu perfil de movimentação.


4 visualizações0 comentário
bottom of page