Buscar
  • Proseg Seguros

Carros elétricos são novo nicho e seguradoras já oferecem produtos


Ainda com participação tímida no mercado, os carros híbridos vem ganhando aos poucos as ruas e o coração dos brasileiros. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram 2.558 emplacamentos de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no Brasil nos primeiros 30 dias de 2022. Com isto, a frota de autos e comerciais leves eletrificados em circulação no país, desde 2012, já é de 79.817 unidades, com previsão de superar os 100.000 no segundo semestre. Esta é uma nova realidade que as seguradoras precisam estar atentas para atender.


A Zurich foi uma das empresas que desenvolveu um produto para esses novos carros. De acordo com o Superintendente de Automóvel da Zurich no Brasil, João Merlin, no país este é um mercado enorme, que tem atraído cada vez mais os fabricantes de veículos e locadoras, já que as pessoas estão em indiscutível transição energética para meios mais sustentáveis. “É por isso que temos visto cada vez mais postos de combustíveis ‘tradicionais’ passando a oferecer pontos de carregamento para veículos elétricos, principalmente os localizados em rodovias. Esta é uma tendência clara, e a Zurich, que sempre atua atenta às necessidades dos clientes, trabalha não apenas para supri-las mas também para antecipar aquilo que precisarão no futuro, oferecendo a melhor experiência possível com produtos e serviços. Nesse contexto os corretores são parceiros fundamentais, pois estão em contato direto com os clientes oferecendo nossos produtos, tais como o seguro para veículos elétricos”, explicou.


Segundo ele, Além das coberturas tradicionais, voltadas aos casos de colisão, roubo e incêndio, o seguro da Zurich para veículos elétricos e híbridos conta com diferenciais, como: assistência 24 horas com atendimento concierge, rede de oficinas especializadas e cobertura para os cabos de carregamento em caso de furto/roubo. “Nesse mesmo ano, além de lançarmos o produto com coberturas para veículos elétricos e híbridos no Brasil, o grupo Zurich aderiu ao Net-Zero Asset Owner Alliance. Isso não foi coincidência, pois a sustentabilidade é uma bandeira global da companhia, razão pela qual desde então vimos fazendo investimentos globais nessa causa”, destacou Merlin. O executivo destacou ainda que a companhia foi precursora ao lançar, no ano passado, a primeira Certificação de Selo Verde para as oficinas credenciadas, disponível também para as oficinas especializadas em carros elétricos e híbridos. O intuito é que as oficinas melhorem seus níveis de eficiência ambiental e de gestão. A iniciativa da Zurich é a primeira do gênero no mercado segurador brasileiro e foi desenvolvida em conjunto com o IQA, que é o Instituto da Qualidade Automotiva.


A Porto Seguro também oferece produtos para este tipo de veículo, já que observou que a tendência mundial deve também refletir no Brasil. “A seguradora já possui aceitação para a maioria dos veículos híbridos e elétricos, bem como valores de seguros competitivos, pois acreditamos e fomentamos novas formas de mobilidade”, disse o Diretor de Auto da Porto Seguro, Jaime Soares. Segundo ele, a Porto Seguro conta com pick-up de recarga móvel para veículos elétricos e híbridos. “No ecossistema de atendimento ao cliente Porto, utilizamos a frota elétrica de guinchos e carros (Twisy) para atendimento rápido e ágil, além de bicicletas elétricas distribuídas no estado de São Paulo, em Curitiba e no Rio de Janeiro”, explicou.


Segundo ele, a Porto está sempre atenta às oportunidades e possibilidades que o mercado apresenta. “Temos uma boa experiência em veículos elétricos, com uma ampla aceitação de modelos e um time de analistas especializados nesse tipo de automóvel, que acompanham o processo da contratação à prestação de serviços (como guincho e assistência 24 horas) e à liquidação do sinistro, com gerenciamento de oficinas e concessionárias especializadas em veículos elétricos”, finalizou.


Fonte: CQCS

0 visualização0 comentário